domingo, 7 de junho de 2009

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Domingo, 7 de Junho de 109

Home > Poluição das Água

Poluição das Águas

Poulição da Água.jpg (26979 bytes) A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade, e é tempo de por fim a todo o custo este assunto. Nestes últimos anos o governo tem tentado sensibilizar a opinião pública para esta situação que tem vindo a agravar-se devido a falta de fundos.

Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios, além do lixo dos centros industriais e urbanos localizados no litoral.

Parte da poluição é muito visível: rios espumosos, um brilho oleoso à superfície de um lago, cursos de água atulhados de lixo doméstico. Mas grande parte é invisível.

As principais áreas de preocupação são as que se encontram próximo de terra e de aglomerados humanos. É aí que a poluição se concentra

Nos mares, lagos e rios existe uma enorme diversidade de espécies diferentes, onde muitas das quais fornecem à humanidade muita comida nutritiva. Desde a baleia do oceano até o mais pequeno crustáceo de água doce tem sido dizimado pelo homem.

SAÍBA MAIS: Nas cidades e regiões agrícolas são lançados diariamente cerca de 10 bilhões de litros de esgoto que poluem rios lagos lençóis subterrâneos e áreas de mananciais.

CURIOSIDADE: O excesso de material orgânico no mar leva a proliferação descontrolada de microorganismos, que acabam por formar as marés- vermelhas que matam peixes e deixam os frutos do mar impróprios para o consumo do homem.

INFORME-SE: Anualmente 1mi de toneladas de óleo se espelham pela superfície dos oceanos, formando um a camada compacta que demora para ser absorvida.

  1. EFEITO DA POLUICÃO NA SAÚDE DO HOMEM
  2. Os constantes despejos das fábricas e dos centros urbanos estão carregados de substâncias que podem constituir causa séria de poluição como por exemplo: ovos de parasitas, fungos, bactérias, vírus que ocasionam doenças como tifo, tuberculose, hepatite e cólera.

    IMPORTANTE: O escoamento de superfícies impermeáveis em ruas, edifícios e outras áreas pavimentadas para esgotos, a grande quantidade de lixo industrial localizado no litoral, somado ao excesso de fertilizantes que vão infiltrar-se no solo e poluir os lençóis de água subterrâneos e por sua vez os rios ou ribeiros onde estes vão dar são considerados como PRINCIPAIS CAUSADORES NA POLUIÇÃO AQUÁTICA.

  3. POLUIÇÃO QUÍMICA DAS ÁGUAS
  4. É um tipo de poluição que atinge rios e oceanos. Dois tipos de poluentes caracterizam a poluição química. São eles:

    a) Biodegradáveis: São produtos químicos que ao final de um tempo são decompostos pela ação de bactérias. Ex: detergente, inseticidas, fertilizantes, petróleo etc.

    b) Persistentes: São produtos químicos que se mantém por longo tempo no meio ambiente e nos organismos vivos. Estes poluentes podem causar graves problemas como a contaminação de alimentos, peixes e crustáceos. Ex.: DDT, mercúrio etc.
    CURIOSIDADE: Geralmente o mercúrio é utilizado na mineração para separar o ouro nos rios. Se um peixe contaminado por mercúrio for ingerido por pessoas, este peixe contaminado pode levar estas pessoas até a morte se não tomarem providências imediatas.

  5. POLUIÇÃO POR ORGANISMOS PATOGÊNICOS

Efeitos na Saúde:

A água pode ser infectada per organismos patogênicos existentes nos esgotos. Assim ela pode conter:

  • Bactérias- Provocam infecções intestinais epidérmicas e endêmicas(febre tifóide, cólera, leptospirose etc);
  • Vírus- Provocam hepatites, infeccões nos olhos etc;
  • Protozoários- Responsáveis pelas amebíases etc;
  • Vermes- Esquistossomose e outras infecções.
  1. SOLUÇÕES

Para que toda essa devastação ao meio ambiente seja ao menos amenizada é preciso que algumas medidas sejam tomadas, como por exemplo:

Um interesse maior por parte do governo em fiscalizar e punir severamente os navios que derramam impunemente petróleo e poluentes químicos na água dos oceanos, associado ao controle do lançamento clandestino de esgotos nos rios , esgotos provenientes de indústrias amenizaria em grande parcela a diminuição dessa poluição.

Uma outra alternativa seria uma redução no uso de fungicidas que aplicadas nas lavouras atingem os rios intoxicando os peixes e consequentemente afetando a saúde do homem.

  1. Poluição dos rios

wpe29.jpg (16377 bytes)
Como fruto da atuação do homem sobre o meio ambiente, surge o problema da poluição dos rios.

As fontes de poluição das águas dos rios resultam, entre outros fatores, dos esgotos domésticos, despejos industriais, escoamento da chuva das áreas urbanas e das águas do retorno de irrigação. Desse modo, principalmente no atual século, o grande crescimento populacional e o desenvolvimento industrial, além do uso, cada vez maior, de fertilizantes químicos e inseticidas nas lavouras têm causado sérios danos aos rios e à vida de modo geral. Além desse fato, muitos outros são causadores da poluição dos rios:

· Os inseticidas usados nas lavouras, que destroem o fictopancto existente nos rios, o qual é responsável pela renovação de 70% do oxigênio da atmosfera

· Os sedimentos que são transportados para os rios pelas enxurradas, em decorrência das práticas agrícolas que não se preocupam com a conservação do solo. Esses detritos não deixam a luz do sol penetrar na água, dificultando as formas de vida subaquática.

· Quando é ultrapassada a capacidade de autodefesa da água em sanear os detritos, em virtude do excesso de esgoto despejado nos rios, ocorre o aparecimento de gases nocivos à vida aquática.

Nos últimos anos vem-se agravando a poluição nos rios, causada pela poluição industrial. Em várias partes do mundo ocorre envenenamento de pessoas, causada pela presença de produtos químicos nocivos nas águas fluviais.

Recentemente, abril de 1984, a população ribeirinha do rio São Francisco viu cerca de 500 mil toneladas de peixes de várias espécies mortos. A causa não foi apurada ou divulgada, admitindo-se, entretanto, que ocorreu poluição com metal pesado.

As consequências da poluição do São Francisco são drásticas. Inicialmente surge o problema da alimentação de milhares de pessoas que vivem da pesca ao longo desse rio, além de interromper o ciclo biológico, pois em um curto tempo ocorrerá a morte da flora marginal, que afetada, poderá causar a queda de barreiras, dificultando a navegação.

Nos rios, a poluição existente e a concentração de coliformes constitui mesmo uma ameaça. Mas não é tudo. O esgoto é composto por grandes quantidades de matéria orgânica e organismos patogênicos e ainda sais minerais, que chegando sem tratamento a um rio, a matéria orgânica é degradada, consumindo muito oxigênio. Os organismos patogênicos sobrevivem e os sais minerais alimentam a flora existente que se reproduz rapidamente e em alguns casos, produz substância tóxicas. O tratamento dos esgotos eliminaria os organismos patogênicos e facilitaria o controle do desenvolvimento das plantas fluviais, aumentando a quantidade de oxigênio na água.

Do tratamento de esgoto, poderíamos retirar um adubo. O processo adotado retira os nutrientes do esgoto, concentrando-os no material sólido, o qual, após tratamento se transforma em um excelente condicionador de solos. É uma importante fonte de matéria orgânica e pode ser utilizado para reduzir as quantidades de fertilizantes químicos, melhorar as características físicas do solo, acrescentar micronutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, melhorando a produtividade do agricultor, e o melhor é que evita a intoxicação de rios próximos. Basta usar a cabeça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário